terça-feira, 24 de novembro de 2009

Como parar de roer as unhas


Por anos eu roí as minhas unhas. Anos mesmo. Desde que me conheço por gente, pra ser mais exata.

É um vício infernal, por que, literalmente, tuas unhas estão sempre à mão. Acho que o certo é chamar de vício mesmo, e não de hábito, como algumas pessoas dizem, por que é difícil mesmo de parar.

Eu estou nessa cruzada a quase dois meses. Sinto como se fosse uma fumante tentando largar o cigarro. Tantos anos descontando tudo nas unhas não é são fáceis de deixar. Mas por isso, vou contar meus truques, meu erros e acertos pra vocês, e espero que ajude!

Dica número 1: apaixone-se!

E não falo de se apaixonar romanticamente. Apaixone-se por esmaltes.

Eu decidi parar de roer minha unhas de verdade lendo a Vogue. Vi aqueles esmaltes lindos e pensei, com certa trsiteza, que eu nunca usaria nenhum deles. Que minha unhas nunca seriam flúor ou nude, mas estariam sempre roídas.

Isso foi o empurrão inicial pra eu tomar vergonha na cara. Não que esteja sendo fácil, mas a partir desse momento eu não roí mais as unhas. Até por que quem é que vai ter coragem de roer as unhas se existe o esmalte Jade - cor de menta - da Chanel no mundo?


Obrigada, Vogue! Obrigada, Chanel!

Dica número 2: pinte, pinte, pinte!

Pinte suas unhas. Sempre. Compulsivamente. Mesmo que você tenha só uns toquinhos.

Esse truque funciona por dois motivos: te deixa envolvida com as unhas de modo positivo, ao cuidar delas e te dá algo pra destruir se você precisar futucar as mãos. Aí você tira o esmalte e não rói as unhas.

 


Dica número 3: ande com uma lixa na bolsa 

As suas unhas estarão fracas. Muito fracas. Então qualquer coisinhas e elas racharão no cantinho.

Nesse momento, você saca uma bela lixa de unhas (eu tenho uma de oncinha, da Manoella, puro luxo) e acaba com a pontinha. Se você deixar ela ali o dia inteiro vai roer só de aflição.

 


Dica número 4: estabeleça metas

Parece coisa de AA, mas funciona. Tem uma festa maravilhosa? Vai se formar? Vai ser madrinha de um casamento? Se não tem nada, usa o Natal, o Ano Novo, a Páscoa.

Tudo isso funciona como incentivo. Pense que você que estar linda na data. Mas coloque na cabeça que essa meta é só o início e que depois dela você vai continuar maravilhosa e com unhas perfeitas.

 


Dica número 5: peça para a sua família e amigos não incomodarem

Eles fazem por que te amam. Por que querem teu bem. Por que sabem que as unhas roídas te deixam triste. Mas ser os avisos de "tira os dedos da boca" irritam bem mais que ajudam.

No momento em que você está lutando com a sua consciência pra não roer, a pior coisa que tem é alguém te lembrar como você é fraca. Dá vontade de roer todas as unhas, uma a uma. Óbvio que quem te ama só quer ajudar, mas soa como uma crítica forte - mesmo que não seja - e acaba injetando uma carga de nervosismo completamente desnecessária.

Assim como em qualquer vício, a decisão de parar tem que ser sua, senão não funciona.



Força, vontade e um pouquinho de sorte! E unhas lindas para todas nós!

17 comentários:

Mario Felipe Rinaldi disse...

AS duas primeiras não posso seguir, mas é uma luta constante mesmo =\

levar um alicate e uma lixa, ajudam.. principalmente praquelas peles que incomodam quando a gente está tentando parar e tá tudo zoneado...

Dea Balle on 24 de novembro de 2009 05:56 disse...

O Mario lê o Cobertura de Chocolate! Que emoção! :D

Parar de roer as unhas é uma luta mesmo, mas pra mim já está um pouco menos difícil agora. O começo é pior, parece que elas não vão crescer nunca >.<'

Espero que as dicas ajudem mesmo!

Beijão!

Carol on 24 de novembro de 2009 06:03 disse...

A dica de sempre manter as unhas pintadas ajuda muito, realmente dá pena de roer, sem contar que por piores que estejam, o esmalte dá uma cara de limpinho e arrumadinho, e isso anima!

Ah, e odeio também os famosos "tira os dedos da boca"... >:/

Dea Balle on 24 de novembro de 2009 06:08 disse...

Carol, sim, esses avisos são enervantes :P Por mais que sejam pra ajudar, a gente sabe que está fazendo errado, só que não consegue parar assim. Precisa de toda uma força de vontade.

E manter as unhas pintadas ajuda muito, principalmente se fizer na manicure, fica tããão bonitinho!

Tiago Carmona disse...

Estou com o Mario nessa jornada, só acho que pintar as unhas iria ficar muito sensual no meu caso, então prefiro não arrebatar garotas com esse truque ;D

on 24 de novembro de 2009 09:21 disse...

Já passei por isso e foi fogo! Minhas unhas eram tão fracas que viravam para fora e doía um bocado. Parei de roer com auxílio de muitos esmaltes fortificantes e próprios para parar de roer unha. Aí quando você vê a sua unha ficando mais forte e mais bonita, aí não tem quem faça você roer mais.

Mas ainda estou tentando virar adepta dos esmaltes, não consigo deixá-los na unha por mais de dois dias e minha coordenação motora é péssima para pintar em casa.

Bjo

Kaqui on 24 de novembro de 2009 09:50 disse...

Bah, eu tive a sorte de parar de roer as unhas ainda pré-adolescente... Foi quando eu tinha uns 13 anos e coloquei um aparelho móvel na boca. A diferença é que eu estava fazendo todo o tratamento com esse tipo de aparelho (que obviamente não funcionou ceeeeeem por cento, já que depois da facul eu acabei pondo aparelho fixo, hehehe). Como eu tinha os dentes superiores "pra frente" o aparelho forçava-os pra ir pra trás com uma camada de acrílico nos próprios dentes (pensa mais ou menos em um molde daqueles que se usa pra usar os produtos de clarear os dentes, mas que só cobriam a metade de baixo deles). Daí eu "não tinha mais dente" pra conseguir roer. Dava pra colocar a mão na boca, mas não tinha como morder.
Bastou dois ou três meses com aquele treco e nunca mais... O hábito tinha ido embora.
E foi nessa época que eu descobri esmaltes vermelhos.... =)

Nine on 24 de novembro de 2009 15:36 disse...

Adorei a primeira dica.... hahahaa!!!

Agora, falando sério, são boas medidas, todas!!! Eu não tenho o hábito de roer, mas minhas unhas se quebram super fácil, e aí fico lá, mexendo, mexendo, até quebrar o resto... Então, tudo vale... ah, tb quero uma lixa de oncinha pra mim!!!!

Beijooooooooooooooo

Steph Ciciliatti on 25 de novembro de 2009 06:33 disse...

Eu queria muito roer minhas unhas, sério!
Elas crescem muito rapido e eu tenho preguiça de ficar lixando hauahauha


Beeijos

Anônimo disse...

Parei de roer unhas quando me apaixonei pela primeira vez com 14 anos ( e faz um tempão), olhei meus dedos e mesmo a roupa linnda sumuia e eu só enxergava as unhas ( ou o que restavam delas). É difícil, mas com força de vontade dá pra conseguir e o método 24 horas sem roer imitando os AAs ajuda muuito. Parei de roer unhas faz uns ... deixa prá lá. Boa sorte prá quem está tentando.

Anônimo disse...

gostei mt das dicas!!!
agora vou tentar parar pq é mt feio e afinal que menina naum quer as unhas lindas!!!

Biaazinha on 11 de maio de 2010 09:10 disse...

Eu roou minhaas unhaas, e naaum consigoo paraar mesmoo, hj umaa menina falou ki minha unha era terrivel entaao, pesquisei para parar de roeer,, Sofroo muitooo com essas minhas unhas beem pequenaa... eh infernaal essa vontade de quereer coçaar a gengiva com a unhaa. =( Voou seguir essas dicaas.. Muito obrigadaaa.. by: biia

Anônimo disse...

amei suas dicas vai me ajudar muito@!!!!

Anônimo disse...

nossa sempre quando eu paro elas ficam enormes mais logo depois roo todas !!
fico depresiva , eu acho que meu caso nao tem soluçao!!!!!!

Anônimo disse...

eu sou essa anonima ai de cima meu nome e pamella e tenho 10 anos ! começei com 2 anos
e uma amiga me disse que ela parou de roer assim:
1º Lixando as unhas
2º passando o caldo da pimenta lavando e secando bem dai vai ficar um amargo!
3ºpassando fortalecedor de unhas dai ela roi so o fortalecedor e dai voce perde o costume
Hj minhas unhas sao enormes ate encomoda!! para quem nao tinha naaaaaaaaaaaada delas nehh??he,he,he...
BjusX;**

Camiila on 10 de março de 2011 16:42 disse...

entra ai no meu blog : www.blogsosteens.blogspot.com

Anônimo disse...

Amei,amei,amei ...todas as dicas!!
Me formo este ano e naum posso ficar linda com as unhas ruidas,entaum seguireii todas as dicas!!Brigada!*-*

Postar um comentário

 

Cobertura de Chocolate Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template In collaboration with fifa
Cake Illustration Copyrighted to Clarice